- QUARTA, 06 DE DEZEMBRO DE 2023

A DIRETORIA COLEGIADA SISMA/MT ESCLARECE:

A DIRETORIA COLEGIADA SISMA/MT ESCLARECE:

Após uma semana de trabalho intenso, a nova Diretoria Colegiada eleita e empossada no dia 06/11/2023, vem até seus filiados e filiadas fazer alguns esclarecimentos a respeito da necessária organização interna do SISMA/MT, a fim de cumprirmos com os compromissos firmados em campanha.

É notório que houve uma eleição polarizada entre duas chapas, na Eleição do SISMA para o Triênio 2023-2026, que teve como resultado da votação a vitória de uma nova Diretoria Colegiada para administrar a entidade nos próximos três anos de mandato, foi demonstrado que, pelo voto da maioria, a reeleição da diretoria antecessora não foi aprovada.

A fase de transição é o momento em que membros das duas Diretorias, eleita e antecessora, se reúnem para passagem do bastão, ou seja, é um período curto em que todos os temas de interesse da categoria e do sindicato são repassados para se dar sequência e correções onde seja necessário.

Infelizmente, não tivemos uma fase de transição adequada e satisfatória, ficando muitas dúvidas e esclarecimentos que não foram repassados pela diretoria antecessora.

Além disso, no dia 11/10/2023, protocolamos documento na sede do sindicato, à Presidente antecessora, solicitando que realizasse a mesma camaradagem recebida por ela em 2020, quando recebeu as chaves do sindicato, realizando também a antecipação dos pagamentos de todas as despesas de custeio da entidade referente ao mês de novembro, em função do tempo necessário para registro da Ata de Posse no Cartório de Firmas da capital, fase esta que pode demorar até 30 (trinta) dias se toda documentação estiver correta.

Para nossa surpresa e dissabor, o referido pedido não foi acatado.

Portanto, até que a Ata de Posse seja registrada no cartório e protocolada junto aos bancos onde o SISMA possui contas de movimentações diárias para recebimento de receitas, pagamentos e aplicações, o Presidente e o 1º Tesoureiro eleitos permanecerão inoperantes, sem as respectivas senhas de acesso aos sistemas financeiros e consequente, sem ter a efetiva capacidade institucional de arcar com o funcionamento da entidade, onde a adimplência e regularidade de pagamentos dos fornecedores e prestadores de serviços estão em risco neste mês de novembro, podendo avançar ao mês de dezembro.

Com toda a dificuldade inicial, os trabalhos não pararam, com a nova diretoria colegiada eleita, desde o dia da posse recebendo tarefas bem definidas com foco na reorganização interna e visando o cumprimento das agendas externas de interesse da categoria.

Mesmo entendendo o caráter precoce, encaramos com normalidade a ansiedade pelas cobranças de informações e ações que emanam da base. Existe inclusive a crítica de alguns poucos que ainda não entenderam que a eleição já acabou e relutam em tumultuar a fase inicial da nova diretoria eleita, repassando notícias que não estão habilitados a fornecer, já que não possuem conhecimento de causa e que, com esta atitude passam a dividir opiniões, confundindo os colegas e enfraquecendo o sindicato.

Antes de elencarmos alguns exemplos de problemas herdados, temos a relatar que nos debruçamos nestes últimos dias nas questões das finanças da entidade e sua estrutura de funcionamento.

O racional matemático é simples: recebemos o sindicato no dia 06/11/2023 com saldos financeiros muito longe do suficiente para o cumprimento do Plano Orçamentário aprovado em Assembleia Geral para o ano de 2023 e a seguir daremos exemplos desse descompasso entre o planejado e os recursos para realização.

No tocante à realização das festas de confraternizações nas 16 (dezesseis) unidades de saúde, contemplando também os filiados residentes na cidade de Sorriso, em função do Hospital Regional de Sorriso, portanto 17 (dezessete) festas, mesmo com todos os esforços de projeção de receitas existentes e as futuras até 31 de dezembro de 2023, não teremos recursos suficientes para arcar com essas festas e manter reserva financeira necessária para pagar as contas do mês de janeiro/2024.

Exatamente neste ponto e em consulta aos documentos financeiros da entidade, notamos que houve um estouro significativo na realização das festas de confraternizações em 2022, com previsão de 850 mil reais e realizando acima de 1,1 milhão de reais, dentre outros estouros orçamentários, refletindo diretamente no pagamento das despesas de janeiro/2023, mês que não teve repasse de receitas, já que foram adiantadas pelo Estado dentro do mês de dezembro. Temos relatos extraoficiais, que em janeiro aconteceram casos de atrasos nos pagamentos de prestadores de serviços.

Na competência do mês de fevereiro, a situação se agravou com a suspensão do desconto em folha (1% no holerite) das contribuições voluntárias dos filiados e, com isso muitos deixaram de contribuir neste mês, e ficou por isso mesmo, o que desta forma prejudicou as finanças da entidade.

Temos que nos conscientizar que o Plano Orçamentário anual do sindicato é proposto pela Diretoria Executiva e, após apreciação do Conselho Fiscal, levado para aprovação em Assembleia Geral da Categoria. É um documento institucional com Ata registrada em cartório, que impõe limites que devem ir de encontro com as boas práticas de gestão e saúde financeira da instituição, ou seja, por segurança não se deve gastar com ações desnecessárias que contribuem para esgotar os saldos financeiros, porque consequentemente faltará para realizar as ações futuras.

Completando o racional matemático adotado, ao nos depararmos com as questões financeiras e estruturais de funcionamento, temos mais estes itens para resolver:

1)           Logo no primeiro dia da gestão, nos deparamos com a existência de passivo trabalhista, onde recebemos à visita de uma ex-funcionária do SISMA, demitida em 23/06/2023, nos cobrando direitos trabalhistas com comprovação documental, não pagos até a presente data, que podem chegar à casa dos R$ 40.000,00 (quarenta mil reais);

2)           Contrato com vigência histórica anual, renovado com o prestador de serviços de 2023 até 2026 (longo prazo), com valor mensal significativo e previsão de multa rescisória pesadíssima, sem a devida explicação do critério adotado para tal renovação;

3)           Um segundo contrato firmado com o mesmo prestador, com valor menor;

4)           Recebemos aparelhos de celulares sem os respectivos chips contratados junto à operadora de telefonia móvel;

5)           Cancelamento de 03 linhas de celular institucional: presidente, vice presidente e secretária, que estavam vinculados ao CNPJ do sindicato há muitos anos;

6)           Documentos institucionais não entregues, em fase de transição;

7)           Placa solar quebrada há mais de um mês, prejudicando a captação de energia e impactando no aumento do valor desta conta;

8)           Sistema de informação de controle interno de trâmite de processos judiciais dos filiados sem atualização (alimentação), desde janeiro de 2023, o que dificultará o cumprimento de ação proposta em campanha, para que todos os filiados possam acompanhar suas demandas judiciais;

9)           Saldo financeiro em aplicação bancária junto ao Banco Unicred, utilizado como fundo garantidor da dívida contraída (financiamento) para construção das duas usinas de energia solar, onde recebemos a informação que este recurso sem rendimentos atuais não poderá ser utilizado, pois está vinculado;

10)        Projeto social junto à ROTAM sem arcar com os compromissos fixados em convênio, onde a remuneração do professor da escolinha de futebol tem sido realizada por cotas mensais dos membros do projeto;

11)        Algumas contas sem os respectivos pagamentos por erros administrativos;

12)        Obra de ampliação dos alojamentos na sede de Cuiabá paralisada, com problemas junto ao Ministério Público e Prefeitura de Cuiabá (demanda recurso para o término);

13)        Infestação de cupim em madeiramentos das construções de alvenaria (inclusive na obra de ampliação dos alojamentos), comunicado há mais de 3 meses e sem nenhuma tomada de providência;

14)        A piscina da sede de Cáceres com problemas estruturais, com tentativas de conserto por iniciativa própria e com isso possível perda de garantia contratual junto ao construtor (demanda recurso novo para o conserto);

15)        O Salão de Festas de Cuiabá com problemas estruturais que impedem o funcionamento das demais alvenarias construídas (demanda recurso novo para o conserto);

16)        Compromisso feito pelas duas chapas em campanha eleitoral, para construção de nova sede localizada na cidade Colíder (demanda recurso novo para construção);

17)        Compromisso feito pelas duas chapas em campanha eleitoral, para reforma e revitalização do espaço de festas doado pela Associação dos Servidores do Hospital Regional de Sorriso (demanda recurso novo para construção).

              De grande relevância aos interesses dos filiados e filiadas ao SISMA, recebemos também o problema junto à Unimed Cáceres que, por problemas financeiros, se encontra em vias de encerramento de suas atividades, onde estamos trabalhando em várias frentes na busca de solução que mantenha o atendimento a todos os titulares e dependentes deste plano de saúde, onde logo emitiremos nota de esclarecimento específica.

Temos ainda ameaças ao desempenho profissional da categoria, a exemplo do PLC nº 56/2023, que muda regras estabelecidas na Lei da Carreira (LC 441/2011), em vias de aprovação na ALMT.

Dotados de um Planejamento Robusto (em construção) com estabelecimento de prioridades em função das ações que demandam recursos novos frente à atual situação financeira do SISMA, tenham a certeza que em curto espaço de tempo começaremos a entregar resultados positivos a todos os representados, independente em quem votaram.

Enfim, pedimos mais uma vez um voto de confiança por parte dos nossos sindicalizados e tratamento respeitoso por parte daqueles que ainda não viraram a página da eleição do sindicato, do mesmo jeito que tratamos a Diretoria Colegiada eleita em 2020, sem ataques e pessoalidade, e dando tempo ao tempo.

 

Gestão Reage SES! Atitude para avançarmos.

Triênio 2023-2026

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